Spread the love

Sabe aquele cheiro de carro novo que todo mundo gosta? Pois a Nissan tem um funcionário dedicado a garantir de que ele esteja dentro dos conforme: Ryunosuke Ino é o que a marca chama de “smellmaster“, ou “mestre da fragrância”.

 

Ino é responsável ​​pelos cheiros e seleção de materiais de interior para todos os modelos da Nissan no Japão, com base, entre outras coisas, no feedback dos clientes. Ele tem colegas com a mesma função em outros países, já que cada local tem sua peculiaridade.

 

Para testar um modelo específico, o “cheirador oficial” da Nissan fareja uma variedade de elementos internos: volante, quebra-sol, porta-luvas, painel, estofamento, porta-copos, tapetes e muito mais. Ino observa que é importante inspecionar cada um dos assentos da cabine, pois o motorista e os passageiros podem sentir cheiros de diferentes elementos internos.

 

O chefe de odores trabalha em uma câmara especial com equipamentos que controlam a temperatura e a umidade, já que essas condições influenciam fortemente o aparecimento de determinados cheiros no carro.

 

Ao mesmo tempo, ele precisa trabalhar com rapidez e cuidado: o nariz fica acostumado com os aromas após alguns minutos do exame. Para restaurar a sensação, Ino cheira o braço na dobra do cotovelo – como esse é um cheiro familiar, esse procedimento pode ser considerado uma preparação para pegar algo incomum no carro. Esse truque foi sugerido a ele por um especialista em café.

 

Além disso para garantir que não vai ter problemas em seu ofício como especialista em cheiro de carro novo, o Smellmaster respeita seu olfato e, por exemplo, não fuma, não usa detergentes com cheiro forte e não come pratos com alho nas vésperas dos dias de trabalho.

 

Obviamente, Ino não cheira todos os carros que saem da linha de produção: seu trabalho é feito apenas com novas versões dos modelos.

 

O técnico da Nissan diz que a empresa tem um alto padrão para o cheiro de um veículo. Se não for atendido adequadamente, ele dá o primeiro passo para corrigi-lo, identificando a origem. Ino começa verificando as informações relevantes do fornecedor e verifica a análise do material. Ele confirma que, em alguns casos, pelo menos um material teve que ser completamente eliminado e substituído apenas por causa do cheiro.

 

Como é difícil encontrar especialistas no assunto, a Nissan conta com um programa de certificação para o seu smellmaster.

 

Para ter um cheiro de carro novo no seu modelo mais rodado, a única alternativa é apelar para um odorizador, desses que vendem em lojas de autopeças, postos de combustível e afins.

 

Mas para tirar cheiros fortes, têm alguns macetes. Para tirar cheiro de cigarro do carro, por exemplo, recomendável utilizar substâncias que absorvem o odor.  Duas das mais eficazes são o café e o carvão, que podem ser utilizadas improvisando um sache.

 

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

 

Facebook Comments

By admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.